Cinco Razões que ajudarão você a responder Porque Estudar Teologia?

Porque estudar teologia? Isso é o que iremos tratar neste artigo. A primeira parte irá definir resumidamente o que é teologia, enquanto a segunda parte irá fornecer cinco motivos pelas quais você também deve estudar teologia.

porque-estudar-teologia?

O que é Teologia?

“Teologia” vem de uma combinação de palavras gregas, Theos, que significa “Deus”, e Logos, que tem a ver com a “Razão”, “Discurso”, ou “Falar sobre algo”.

Deus é um Deus que cria e que age no mundo, a teologia inclui muito mais, teologia, então, é o estudo de Deus, Sua criação, e Sua obra na criação.

É simplesmente uma tentativa de compreender Deus como Ele é revelado na Bíblia, nenhuma teologia jamais irá explicar plenamente Deus e Seus caminhos, Deus é infinitamente e eternamente maior do que nós

Há quem diga que “teologia se faz a lápis”, contraditório a palavra de Deus, pode haver uma alteração na teologia, ou seja, ela pode adequar-se a uma época.

As mudanças na teologia poderão ocorrer, para corrigir suas hipóteses, tanto pela descoberta de novas fontes de pesquisa, como por meio de estudos mais aprofundados.

Baixe Grátis E-book com 1.000 Perguntas Bíblicas, que poderão ser usadas em Gincanas Bíblicas e outras, Clique na imagem abaixo, cadastre seu e-mail e baixe totalmente grátis.

Casados_Para_Sempre

Será que a teologia realmente importa?

Há uma infinidade de razões pelas quais muitas pessoas reagem contra a ideia de estudar teologia, cito algumas abaixo:

  • Eu creio em Deus, acredito que Jesus é um único salvador;
  • Acredito que o que está escrito na Bíblia é verdade, isso não é o suficiente?
  • Porque estudar teologia? Afinal, não é a teologia responsável por divisões entre os Cristãos?
  • Tendo em conta todos os aspectos negativos associados com a teologia, isso realmente importa?

As reações a teologia são misturadas, a teologia é vista com desconfiança.

A teologia ainda é vista no meio evangélico por alguns cristãos com um prejulgamento. Porque Estudar Teologia é correr risco, ou quem estuda teologia pode se tornar um cristão frio, formalista ou que pode até se desviar da fé.

Em uma aula de EBD, onde eu ministrava aula, houve um debate sobre teologia, fui questionado pelo Pastor com a pergunta: A letra faz o que? Referindo-se a 2Cor 3.6 (“porque a letra mata, mas o Espírito vivifica”).

Por não concordar com os argumentos do Pastor que a letra mata, referindo-se ao estudo da teologia, fui convidado a me retirar da aula (a resposta mais direta seria, da Igreja), com o argumento que o estava desrespeitando.

É uma lástima ou uma triste incoerência que alguns Pastores ainda estejam extorquindo este versículo de seu contexto, e destorcendo seu sentido, e negam o verdadeiro valor que Paulo está se referindo no texto.

Respeito a opinião do Pastor que me mandou sair da Igreja e até o entendo, todavia, fico com a opinião do Pr Dennis Allan, em um artigo publicado em um Blog, conforme está descrito abaixo:

Algumas pessoas, quando confrontadas com o fato que suas doutrinas e práticas humanas não são aprovadas no Novo Testamento, são tão orgulhosas ou tão cegas, que não admitem seu erro, e sugerem que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, “PORQUE A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”. (Pr Dennis Allan)

porque-estudar-teologia

Nessa segunda parte desse artigo, estaremos expondo 05 Razões Pelas Quais você deve estudar teologia, independente se será presencial ou a distância!

Motivo 1 – Tudo é Teologia

Agostinho de Hipona costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador. Tudo se resume a como uma pessoa responde à pergunta de Deus.

porque-estudar-teologia

  • Deus existe?
  • Se Deus existe, quem é ele e o que ele é?
  • Como somos seres humanos para responder a Ele?
  • Como Deus quer tratar a Sua criação?

É a partir de argumentos como os citados acima, que nós idealizamos nossas visões de mundo. Todavia, como essas coisas conseguem esgrimir a vida cotidiana?

Vida cotidiana origina-se de nossa teologia, quer percebamos ou não. Isto é particularmente real, no que diz respeito à forma como lidamos com dias difíceis.

Nossas ações, com relação à maneira como nossos filhos discutem entre si ou desobedecem, é intimamente influenciado pelo que acreditamos sobre Deus.

Motivo 2 – Para saber em que você acredita e por que você acredita

Lamentavelmente, muitos cristãos nunca param para pensar em que eles acreditam, o que se torna perigoso. Os cristãos são chamados a estudar para que eles possam “lidar corretamente com a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Você é chamado a estudar o que você acredita, e porque acredita, essas coisas o ajudam a reconhecer como o cristianismo é diferente de outras cosmovisões e religiões do mundo.

Temos que ser capazes de dar conta do que acreditamos. Sem teologia não podemos contrapor-se às grandes indagações sobre a vida, morte, sofrimento, e propósito de um ponto de vista bíblico.

porque-estudar-teologiaExplanar às pessoas a respeito de Jesus, é uma exposição teológica. Você é designado a dar testemunho de um Salvador ressuscitado, que fez parte de um povo que foram criados para proclamar as excelências de Deus.

Motivo 3 – Para defender a fé e se proteger contra falsos ensinos

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. Em 2 Pedro 2.1

Paulo também diz aos crentes que atente para filosofias “vãs” que são baseadas em “tradição humana” e não a Cristo (Colossenses 2: 1-4, 8).

Motivo 4 – Nossas Crenças Tem Que Impactar Nossas Ações

Em Romanos 12: 1-2, Paulo estimula os cristãos a não se acostumar com o formato que o mundo funciona e pensa. Mas que haja uma renovação em nossa mente, a ponto de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Oração, estudo, culto e reflexão são as maneiras em que podemos renovar nossas mentes. Quando nos envolvemos em teologia, estamos participando de renovação das nossas mentes estudando e pensando muito sobre Deus.

Motivo 5 – Como um meio de adoração

Por último, Porque Estudar Teologia é também, uma forma de adoração.

Quando perguntado por um professor da lei judaica sobre qual dos mandamentos era o maior, Jesus respondeu dizendo que devemos amar a Deus com toda a nossa existência, incluindo as nossas mentes (Marcos 12: 28-30).

Tudo o que fazemos deve ser feito, a fim de conhecer a Deus e glorificá-Lo através de nossas vidas.

Porque Estudar Teologia? Após as 05 razões citadas acima, o que você está esperando para começar? Não sabe onde estudar?

Eu estudo Bacharel em Teologia presencial, no Cetebes, um Seminário Batista e ao mesmo tempo Online. Você tem várias opções em cursos noturnos ou em uma Igreja mais próximo de você.

Há várias maneiras de obter uma grande Educação Teológica. Recomendamos abaixo, a Universidade da Bíblia Online, onde também estudo a distância, Bacharel em Teologia! Mas há muitas outras oportunidades lá fora.

Clique na Imagem abaixo, e você será direcionado para uma página, onde terá todas as informações necessárias para iniciar seus estudos.

porque_estudar_teologia?

Abaixo, você poderá deixar seu comentário, independente se gostou ou não do artigo, comente assim mesmo, se gostou, compartilhe com os seus amigos.

Disponibilizamos um E-book para você, totalmente grátis: É Hora de Reconstruir os Muros, insira seu e-mail abaixo e faça o download desse E-book.